Ballet

Estudar balé na infância é um hábito bem comum entre as mulheres. São vários os benefícios, aprendem a dançar, adquirem postura, noções de alongamento, equilíbrio, conhecimento musical e disciplina, porém esses são só alguns dos benefícios proporcionados pela dança. Além de divertida, a prática desenvolve a coordenação motora, ajuda a deixar o corpo flexível, mais forte e ereto, e ensina as crianças a serem persistentes e, com isso, vencerem os desafios e os obstáculos colocados a sua frente.

ballet-659171_1920O incentivo geralmente começa aos 2 ou 3 anos, na descoberta do “Eu”, é uma brincadeira regrada, onde a criança segue e aprende movimentos que não sabia que poderia fazer.

Aos 4 e 5 anos, já vem a destreza do equilíbrio, a disciplina das regras a serem seguidas e do trabalho em conjunto, além da autoconfiança por conseguir seguir os movimentos, vem a se valorizar mais.

person-840137_1920Dos 6 aos 9 anos, o desempenho já é maior, a postura e os movimentos são cobrados mais rigorosamente, as crianças vão se habituando a manter as costas retas e a barriga contraída e vão criando memória muscular para prevenir situações ortopédicas futuramente. As(os) Bailarinas(os) adquirem grande maturidade nesta fase, que tem o nível organizacional mais acentuado em suas vidas.

Dos 10 aos 12 a criança já amadureceu a consciência do sacrifício necessário para atingir seus objetivos. Há uma crescente melhora na habilidade cerebral que envolve criatividade e na medida em que começam a sugerir passos, baseados nos seus conhecimentos, a criança passa a contribuir para a arte cênica do espetáculo que vai apresentar. Esta é a iniciação do Ballet avançado.

BalletDos 12 aos 14 anos, pegamos a transição entre a infância e a adolescência, a (o) bailarina(o) tem metas que pretende atingir como pessoa. É certamente portadora de um físico saudável, uma postura correta e alguma desenvoltura. Chegando a este estágio há aperfeiçoamento da técnica de pontas e expansão criativa. A bailarina têm uma sensibilidade artística diferente e capacidade de trabalhar em palco. É importante esta abertura em público para eventuais situações de protagonismo em discursos que a vida possa trazer assim como o nível da concentração e a desenvoltura em frente à um público grande. A bailarina encontra-se preparada para tomada de decisões, entre as quais o que pretende fazer no seu futuro.