Futsal

O Futsal tem uma importância considerável na Formação dos alunos, pois requer disciplina, respeito com o próximo, trabalho em grupo, autoconfiança, liderança, solidariedade, entre outros fatores de formação de bem do cidadão, além de queimar calorias, trabalhar os músculos e incentivar a interação social.

As crianças desenvolvem condições para treinar a habilidade a partir dos 3 anos de idade. A partir daí já irão desenvolver a habilidade principalmente de sincronização espacial e temporal. Adaptam-se aos movimentos e podem apresentar melhor coordenação. Bem controlado e com uma adequada preparação, este esporte pode contribuir com grandes benefícios, principalmente sociais.
Nem sempre se ganha. O futebol ensina as crianças a lidarem com as derrotas que terão futuramente. Desenvolve espírito de equipe e liderança, pois elas se dão conta que é preciso trabalhar em grupo para conseguir vencer a partida. Pensamento estratégico, coordenação motora, e até mesmo matemática são aprendidos no futebol, uma vez que é preciso planejar a jogada ou o drible e saber calcular os resultados das partidas.

Embora as alterações relacionadas ao desenvolvimento motor possam ocorrer ao longo da vida, é na infância que ocorre a aquisição do repertório motor que servirá de base para as outras fases. É neste período que a criança adquire o domínio de seu corpo em diversas posturas, aprende a se locomover pelo ambiente de diferentes formas e a manipular variados tipos de objetos. (SANTOS et al., 2004).

Fundamentos básicos da prática do esporte:

Os fundamentos desenvolvidos pelos alunos, dentro das aulas de Futsal, para que possam praticar de maneira educativa, são os seguintes:

Condução de bola: zigue-zague, sinuosa, etc;
Passe: alto, rasteiro, parabólico, curto, médio, longo, etc;
Chute: bico, calcanhar, voleio, lado interno e externo.
Controle de bola: pé, coxa, peito, cabeça, etc;
Recepção e Domínio: pé, coxa, peito, cabeça, etc;
Cabeceio: defensivo e ofensivo e amortecimento;
Finta e Drible: com a bola, sem a bola, etc.